Síndrome de Tourette e Terapia Cognitivo Comportamental
- Miréia Genuncio Patrocinio
- 4 de mai. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 23 de mai. de 2020
1. Sindrome de Tourette e Terapia Cognitivo Comportamental
A Síndrome de Tourette (ST) é considerada um transtorno neuropsiquiátrico, crônico, cíclico e caracterizado por tiques motores e vocais iniciados geralmente na infância, ou antes, dos 18 anos, os quais causam ao portador limitações sociais e ocupacionais (HOUNIE e MIGUEL, 2012).
Os tiques são definidos como emissão de sons ou expressões de movimentos rápidos, repentinos, recorrentes, sem ritmo e estereotipados. Geralmente ocorrem como ataques, em curtos intervalos, e são diminuídos durante o sono. Podem ser exacerbados no estresse e atenuados em atividades que necessitem de atenção, como, por exemplo, a leitura. São apresentados como tiques motores e vocais e classificados como simples e complexos (HOUNIE e MIGUEL, 2012).
Os tiques podem ser tanto motores quanto vocais e podem ser classificados em simples ou complexos. Os motores têm sido classificados levando em conta o envolvimento de maior ou menor quantidade de grupamentos musculares. Dessa forma temos como tiques motores simples piscar de olhos, e como tiques motores complexos o ato de saltitar, por exemplo. Já os tiques vocais ou sonoros envolvem o ato de fungar, por exemplo, e os complexos assoviar, falar palavras, repetir frases. (MERCADANTE et al., 2004).
No entanto, ainda não existe nenhuma cura para tal síndrome, mas sim duas intervenções possíveis e necessárias para a Síndrome de Tourette que é o tratamento psicoterápico e farmacológico.
A TCC tem como um dos objetivos detectar os pensamentos automáticos, as crenças centrais e intermediarias que surgem dos comportamentos disfuncionais dos indivíduos, procurando trabalhar com eles a melhor forma de desconstruir essas atitudes e pensamentos que os angustiam.
Para compreender isso de uma melhor forma, Aaron Beck, formulou ummodelo a fim de explicar a formulação de nossos padrões de comportamentos, que é a tríade cognitiva:
EVENTOS EXTERNOS
CRENÇAS
PENSAMENTO === SENTIMENTO === COMPORTAMENTO
Exemplificando a tríade cognitiva: Evento externo: Sair de casa. Crença: as pessoas vão ficar me olhando por causa dos meus tiques: Pensamento: Se eu sair, todo mundo vai olhar para mim. Sentimento: medo. Comportamento: vou ficar em casa. Ou seja, os pensamentos, sentimentos e comportamento estão associados as nossas crenças, que surgem a partir de influência da família, amigos ou até mesmo sua, de forma direta ou não.
Quando a tríade é explicada para o paciente com a Síndrome de Tourette, muita dos seus medos de encarar o social diminui, porque ele consegue entender o que causa esse medo.
Com isso, objetivo do psicólogo frente à síndrome é trabalhar a ansiedade do portador através da psicoeducação, conscientização dos tiques, ajudando o paciente a perceber se existe alguma sensação que antecede o tique e, claro, na aceitação da síndrome tanto pelo paciente, quanto pela família. As técnicas utilizadas no tratamento serão aplicadas de acordo com a necessidade daquele paciente. (HOUNIE, 2006).
Um dos métodos de intervenção utilizado na ST é monitorar os tiques para a diminuição desses, pode ser utilizada a técnica da respiração, escala analógica, ou, por exemplo, bolinhas para apertar quando os tiques aumentam muito, livros para colorir e até mesmo a meditação.
Goulart-Junior e Britto (2010) defendem que através de um tratamento psicoterápico de reversão de hábitos também é possível tratar a Síndrome de Tourette. O método de reversão de hábitos consiste em traçar uma estratégia clínica para controlar comportamentos compulsivos.
No entanto, também é necessário o paciente deve estudar a si mesmo. Deve analisar quando e com qual frequência ocorrem os tiques e se existe algum fator desencadeador específico. Quando o portador tiver certo controle sobre o “modo de funcionamento” dos tiques, ele poderá tentar controlá-los com uma espécie de interiorização daquele tique (ZAMIGNAMI & LABATE, 2002).
Sendo assim, nessa abordagem, a compreensão dos elementos que desencadeia os tiques é fundamental, porque a partir dessa percepção o paciente ganha autonomia e passa a exercer controle. A terapia busca uma reestruturação cognitiva a partir de uma compreensão cognitiva do paciente em relação a seus problemas (BECK, 2013).
2. Referências Bibliográficas
BECK, J. S. = Terapia Cognitiva-Comportamental: teoria e prática. 2ª Ed. Porto Alegre: Artmed,2013.
CORDIOLI, A. V. = A terapia cognitivo-comportamental no transtorno obsessivo-compulsivo. Rev. Bras. Psiquiatria. São Paulo, v. 30, supl. 2, p. s65-s72, Oct. 2008. Disponível em:
<www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151644462008000600003&lng=en&nrm=iso.> Acesso em: 20 Fev. 2017
GOULART-JUNIOR; R. M., BRITTO; I. A. G. S. = Intervenção Analítico - Intervenção Analítico Comportamental em Comportamental em Tricotilomania. Rev. Bras. de Ter. Comp. Cogn. Campinas-SP, 2010, Vol. XII, nº 1/2, 224-237.
HOUNIE, A. G., MIGUEL, E. = Tiques, Cacoetes, Síndrome de Tourette – Um manual para pacientes, seus familiares, educadores e profissionais de saúde. Editora Artmed. Porto Alegre, 2006
HOUNIE, A.G.; MIGUEL, E.C.; = Tiques, Cacoetes, Síndrome de Tourette: um manual para pacientes, seus familiares, educadores e profissionais de saúde. 2° edição: Artmed, 2012
KNAPP, Paulo and BECK, Aaron T. = Fundamentos, modelos conceituais, aplicações e pesquisa da terapia cognitiva. Rev. Bras. Psiquiatr.[online]. 2008, vol.30, suppl.2, pp.s54-s64.
MERCADANTE, M. et al. = As bases neurobiológicas do transtorno obsessivo-compulsivo e da síndrome de Tourette. Jornal de Pediatria. 80, 2004.
OLIVEIRA, I. R., ROSARIO, M. C., MIGUEL, E. C. = Princípios e prática em transtornos do espectro obsessivo-compulsivo. Editora Guanabara. Rio de Janeiro, 2007
ZAMIGNAMI, D. R., LABATE, M. C. = A vida em outras cores – Superando o transtorno obsessivo-compulsivo e a Síndrome de Tourette. Editora Esetec. São Paulo, 2002b.
Por Natália Martins Mussi Mendes de Abreu
Psicologa na área de TCC (me atendeu 2018)



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