7 anos do meu diagnóstico
- Miréia Genuncio Patrocinio
- 30 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de jul. de 2022

Oi pessoal, para os que ainda não me conhecem, eu sou a Miréia, mas para os que já me conhecem, eu sou a Mimi - rsrsrsrs. Tenho hoje 41 anos e faço 42 dia 22 de agosto.
Imagino que muitos de vocês já sabem que eu tenho meus cacoetes e meus tiques nervosos, tais como piscar os olhos, fazer caretas, fungar, entre muitos outros.
Mas eu imagino também, que a minoria de vocês, assim como eu, não sabiam que eu era, era não, sou portadora de uma síndrome, chamada Síndrome de Tourette - ST, a qual eu convivo desde os meus 6 anos de idade, na verdade, todos os portadores da ST nascem com ela, não é algo que se adquire e, de fato, aos 6 anos os sintomas começaram a aparecer.
Bom, e o que é a Síndrome de Tourette ? A Síndrome de Tourette é um distúrbio neuropsiquiátrico caracterizado pela presença de movimentos involuntários repetitivos, que nós chamamos de tiques motores e vocais e que geralmente aparecem na infância.
Com relação ao diagnóstico, quanto mais cedo melhor para toda a vida social do portador. Bem, o meu diagnóstico veio somente dia 30 de Julho de 2015, quando eu ia completar 35 anos, e vocês podem notar que foi um presente de aniversário antecipado. Quando eu era criança, já com vários sintomas, os médicos diziam que eu era hiperativa e que gostava de chamar a atenção de todos, quando na verdade já era tudo acontecendo de fato.
Não existe um exame que defina o diagnóstico dos portadores da ST, e sim consultas médicas onde o médico fica observando os relatos dos pacientes e vendo mesmo como esses pacientes se comportam na sua frente. Não é algo fácil de ser diagnosticado porque a ST tem várias comorbidades e, muitas vezes, o seu diagnóstico é mascarado por inúmeros outros sintomas mais aparentes.
Agora por que que eu demorei 7 anos para postar esta essa mensagem? Porque 7 é o número da perfeição e, perante Deus, somos todos perfeitos, não importa o que temos fisicamente, somos Sua Imagem e Semelhança, então, como Deus é perfeito, somos perfeitos aos Seus olhos.
Essa demora também é porque eu estou escrevendo um livro, que terá como título - *Pocket a História da Minha Vida*, onde vou contando a minha trajetória de vida, vivendo com a Síndrome de Tourette. Esse livro terá 7 capítulos, onde no capítulo 1 eu conto como foi receber o meu diagnóstico e como eu comecei uma luta contra mim mesma, de todos os aspectos até o dia da minha aceitação.
Aguardem as “cenas dos próximos capítulos” …mp



Comentários